Quais alimentos contém vitamina B12



Oie estou respondendo as dúvidas de vocês.

Lá no Instagram, (se você ainda não me segue, comece a seguir agora: @lydianerodrigues. Hehe...) a @leticiaborgesnunes fez a seguinte pergunta:

'Que alimentos contém a vitamina B12? Antes de ser vegetariana eu era doadora de sangue e agora com dificuldade devido a hemoglobina está baixa'.

Vamos lá!

A cobalamina ou cianocobalamina, popularmente conhecida por vitamina B12 têm papel importante na formação do sangue, manutenção do sistema nervoso e como coadjuvante do ácido fólico para atividades metabólicas.

Assim, é um nutriente essencial para a saúde, por isso, deve ser consumido diariamente em quantidades que varia de 0,5 - 3 mcg/dia, de acordo com a idade, sobretudo, em condições orgânicas como gestação e lactação.

Você e eu precisamos entender que a B12 é sintetizada exclusivamente por bactérias, que são ingeridas ou absorvidas pelos animais. Por isso, é encontrada praticamente em todos os tecidos animais, principalmente no fígado e inclusive em suas secreções como leite e ovos. Portanto, plantas e animais não produzem vitamina B12. Mas são bactérias que produzem essa vitamina! Logo, a mesma não é de origem animal, mas bacteriana. Combinado?

Neste sentido as principais fontes dessa vitamina, em ordem decrescente são: o fígado bovino, fígado de galinha, atum fresco, sardinha em óleo, salmão rosa crú, ovo de galinha, iogurte natural desnatado, leite de vaca integral, leite de cabra.

'Lydiane, mas sou vegano, quais alimentos posso incluir na alimentação para obter vitamina B12 em quantidade ideal?'

A partir do consumo de cereais matinais e bebidas vegetais fortificadas ou ainda utilização de suplemento.

A Letícia ainda disse no seu comentário:

'(...) a hemoglobina está baixa'.

Neste caso é necessário se atentar para o consumo adequado de ferro, para inclusive evitar a anemia ferropriva, sobre isso, já falei em um post anterior: Vegetarianos sem anemia ferropriva.

É de suma importância que você busque orientação com nutricionista que entenda sobre a alimentação vegetariana e que o ajude a montar refeições equilibradas em nutrientes e inclusive prescreva, se necessário suplementação adequada para seu caso clínico. Combinado?

Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Escreva nos comentários, será um prazer ajudá-lo(a).

Receba ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar! Assine minha news e ganhe de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.