Deixar de comer carne de uma vez ou aos poucos?

21.2.17



















Oi queridos, essa semana no Instagram, pedi para que vocês escrevessem suas dúvidas em relação a nutrição funcional e alimentação vegetariana. Caso você tenha questionamentos sobre esse assunto, não hesite em perguntar, utilize as caixinhas que coloco nos stories, o espaço dos comentários, que irei respondê-lo nos próximos artigos. Combinado?

A @amanda.onm fez a seguinte pergunta: 'Estou tentando voltar a ser vegetariana. Fui por 6 anos mas não fazia as substituições como deveria. Você indica deixar as carnes aos poucos ou de uma vez só?'

Independente se a pessoa come carne ou não, para obtermos de modo eficaz os nutrientes necessários, precisamos combinar os alimentos nas refeições. Sobre isso, já comentei aqui no blog, sugiro que leia: O que o vegetariano tem que comer? Mas não fique só com isso! O auxílio de um nutricionista é fundamental nesse processo, a fim de que você faça a transição de modo equilibrado, saudável, sem prejuízos à saúde. Tudo bem?

Cada indivíduo tem o seu tempo. Existem crianças que começam andar aos dez meses, outras depois que completam um ano; jovens ingressam na faculdade aos dezesseis anos outros somente depois dos vinte; pacientes abandonam facilmente o refrigerante no início do tratamento, outros após um ano de reeducação alimentar... E assim seguimos nossa vida. 

Em casa meu papai e eu abandonamos as carnes de uma só vez, já mamãe e meu irmão foram aos poucos e minha cunhada ainda come peixe. O importante é que as mudanças aconteçam, que evoluamos e tornemos indivíduos melhores. Uma coisa é certa: quanto mais rápido melhorarmos nosso estilo de vida, mais depressa desfrutaremos dos benefícios que essa atitude proporciona aos animais, o planeta e a nossa saúde.

Portanto, pense e reflita sobre os motivos que o faz querer deixar de comer carne:
Quem é o maior beneficiado por essa atitude? 
Quão impactante essa decisão é para os animais, o planeta e você?

Indivíduos que tem como base da alimentação carnes, e se alimentam de poucos vegetais, cereais, leguminosas e oleaginosas, quando eliminam a carne do cardápio, tem maior propensão à deficiências nutricionais, ganho de massa gorda e perda de massa magra. Pois nesse caso, eles não tornam super comedores de vegetais da noite para o dia e  acabam comendo mais carboidratos.

Nesse caso, é interessante inserir mais proteínas de origem vegetal nas suas refeições e reduzir as de origem animal. Por isso, a sacada é aumentar a porção de feijão e diminuir a de carne. É muito comum as pessoas terem preferência pelas carnes, do que os feijões. Por vezes no consultório, pacientes me falam que não fazem questão de refogar feijão carioca no almoço e jantar, quando já têm um bife ou carne de panela. Mire nas leguminosas! Isso fará uma diferença e tanto!

Ainda é possível fazer mais, veja, se você for preparar almôndegas, hambúrguer ou quibe, adicione um punhado de feijão vermelho, grão de bico e lentilhas à mistura da carne. Além de diminuir na quantidade de carne você estará adaptando seu paladar ao sabor. Vai preparar uma refeição mexicana? Prepare seus tacos usando lentilhas a bolonhesa no lugar da carne. Captou as ideias?

Eliminar carnes vermelhas, brancas e por fim adotar uma alimentação vegetariana é válido também. Mas sobre isso, é importante que se faça um plano, por exemplo, durante 6 meses abandone carne vermelha, no próximo semestre elimine as brancas.... No fim de cada período visite seu nutricionista, refaça avaliação nutricional, física e bioquímica. Garanto que vai ser só sucesso e a transição não vai ser penosa, mas uma aventura.

Receba ajuda extra para você seguir firme com a alimentação saudável no vegetarianismo e veganismo! Assine minha news e ganhe de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e me siga no Instagram! Por lá você encontra informações valiosas sobre nutrição vegetariana da gestação à longevidade, estratégias para emagrecimento e hipertrofia muscular e muito mais.

Bjo da nutri.😘

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.