Consulta nutricional acessível

24.12.16
Oie, pra você, o que é uma consulta acessível? Alguns diriam 'aquela que atende o meu convênio' ou 'com certeza é aquela realizada no conforto da minha casa'. Isso é bem relativo, pois cada um tem seus critérios. Por isso, gostaria muito de saber sua opinião sobre esse assunto, escreva seus comentários abaixo. Será muito bacana conversarmos sobre isso.

Bom, antes de ser profissional de saúde sou paciente. Alguns anos atrás fui a uma ginecologista que cobria meu plano, minha consulta durou 8 minutos, juro pra vocês. Ela não me cumprimentou, enquanto eu fechava a porta ela já perguntou qual era o meu problema e já foi fazendo a solicitação de exames. Fiquei chateada, inclusive até me atrapalhei ao responder a pergunta. Naquele dia eu pensei: ‘Caramba, antes de eu ser paciente, sou um ser humano’. E com isso, não senti firmeza na profissional, não voltei para mostrar os exames e definitivamente ela não resolveu meu problema.
Foi uma das consultas mais caras que já paguei, sim, pois investi tempo, como aguardei na fila para ser atendida!

Pessoal, na boa, pra mim a consulta acessível, é aquela que cobre ou não meu convênio, que dura o necessário para o profissional entender meu caso clínico, que propõe soluções para  meu problema ou dificuldades e que oferece mais benefícios. E você, já escreveu nos comentários? O que é uma consulta acessível pra você? :)

Se você chegou até aqui na leitura, talvez tem se perguntado: 'Lydiane, você atende convênios, né?'. Por isso vou responder essa pergunta também. Não trabalho com planos de saúde. Sabe, eu já conversei com colegas de profissão e médicos que realizam atendimentos por convênios e a situação é tensa, principalmente na área de nutrição, atualmente o maior reembolso pago por planos de saúde a uma consulta nutricional é uma vergonha e o credenciamento junto aos convênios é burocrático e pouco transparente.

Para que meus colegas tenham uma remuneração compatível com a profissão, eles precisam atender um grande número de pacientes em um curto período de tempo, o que praticamente os obrigam investir no máximo 15 minutos para cada consulta. Pense comigo, em apenas 15 minutos você consegue fazer uma entrevista de emprego? Humm... Você consegue resolver uma prova em 15 minutos? São poucos minutos para realizar essas atividades, você concorda comigo? Agora imagina descobrir as causas dos problemas que atingem os pacientes... se existisse uma bola de cristal quem sabe...

Quero destacar que não estou desmerecendo os meus colegas nutricionistas e médicos que atendem convenio, muitos deles possuem competência sim e são excelentes profissionais.

'Lydiane, como suas consultas funcionam?'

Desde o início do exercício da nutrição clínica eu estabeleci que nas consultas eu olharia para os pacientes como um todo, de forma holística, de modo a prescrever uma conduta dietoterápica eficiente, capaz de resolver os problemas de saúde num aspecto mais amplo e isso infelizmente não consigo fazer em apenas 15 minutos. A consulta é composta por uma anamnese detalhada + avaliação física completa + Lista de Substituição de Alimentos + Sugestões de 'Onde Encontrar' + Plano Alimentar Personalizado com Receitas Exclusivas.

No meu dia a dia procuro tratar as pessoas, principalmente meus pacientes, como desejo ser tratada, de modo humanizado, com atenção, empatia e carinho. Quando conheço o paciente como um todo, é impossível fazer pouco por ele. Eu não consigo apenas tirar uma dieta da gaveta vou mais além, por isso invisto na minha profissão fazendo especializações, cursos, participando de congressos e eventos e o que mais for preciso para melhorar sempre na conduta nutricional.

Fico muito feliz em ver que tanto esforço, dedicação, investimento e trabalho, já têm obtido resultados incríveis. Agradeço muito a Deus por ter me chamado para a missão de influenciar de modo maravilhoso a vida das pessoas por meio de uma reeducação alimentar permanente e que proporciona resultados de verdade, e a cada paciente que tenho cuidado, pela credibilidade, confiança.

Em minhas consultas invisto de 60-90 minutos por paciente. Esse tempo é necessário para estabelecer sintonia e empatia, investigar a história clínica do paciente, identificar detalhes que até então haviam sido passado despercebidos. O paciente ainda tem a oportunidade de perguntar e tirar suas dúvidas relacionadas à nutrição e o tratamento dietoterápico. Por isso, o Plano Alimentar é Personalizado e entregue no máximo em 1 semana. Nesse dia o paciente também tem a oportunidade de tirar mais dúvidas. Lydiane, qual é o investimento para tudo isso? Quanto você investiria para ter saúde de verdade? Anime-se! Entre em contato conosco hoje e confira.

Uma consulta acessível, nem sempre é aquela que cobre nosso convênio. Espero que vocês tenham entendido minha postura em relação aos convênios e o porque não me credencio a eles. Tudo bem? 

Quer receber ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.


2 comentários:

  1. Excelente post. Você realmente atende com muito amor os pacientes. Espero poder voltar a me consultar com você. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludmilla, que máximo ler seu comentário! Espero vê-la em breve. Beijos.

      Excluir

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.