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Super Alimentos - Canela


A canela é uma especiaria fantástica, que possui mais de 80 componentes bioativos. Uau!!

Alguns deles isoladamente ou em conjunto pode controlar o diabetes tipo 2 e reduzir problemas neurodegenerativos relacionados com a idade.

Sim! Acrescentar canela aos alimentos e preparações é eficaz para controlar a glicemia do sangue, pois retarda o esvaziamento gástrico e melhora a ação da insulina, diminuindo assim a resistência a insulina. Além de ser uma ótima forma de manter a memória ativa.

Lydiane, mas quanto de canela devo usar?

É bem simples e viável utilizarmos 1g/dia de canela, equivalente a 1 colher de café. Contudo, os estudos mostram que os benefícios são relativamente proporcionais a quantidade ingerida. 

A revista Diabetes Care, publicou em 2003 um estudo indicando que o consumo de 1,3g/dia de canela durante 40 dias contribuiu para reduzir significativamente a glicemia em jejum, triglicérides, colesterol total e colesterol LDL.

Então, use 1 1/2 colher (chá) de canela/dia:

  1. Nas frutas: banana, mamão, sua fruta preferida!
  2. No leite/bebida vegetal quente, ajuda a aquecer o corpo, além de deixar a bebida mais saborosa.
  3. Na vitamina/smoothie;
  4. Na receita do cookie ou bolo, você pode usar a canela em substituição a essências de baunilha, por exemplo.
  5. Em iogurtes;
  6. Banana da terra cozida, hummm... adoro!!
  7. No arroz doce, é bom que dá até para diminuirmos o uso de açúcar aqui, pois a canela ajuda a dar uma adoçada na preparação.
  8. Curau de milho, só polvilhar a canela por cima, dá um toque especial à preparação e à sua saúde e bem estar.
  9. No mingau de aveia;

Ah, me conta aí, vai? Como você usa canela na sua alimentação?

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Bjo da nutri.


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