Nutrição na gestação

A gestação é um período cercado por muitas crenças populares de pouca evidência científica. por isso, é necessário compreendermos alguns aspectos nutricionais e fisiológicos dessa fase, caracterizada por várias descobertas e emoções.

Durante aproximadamente 40 semanas ocorrem modificações hormonais que alteram o comportamento, os hábitos, as condições estéticas e o bem estar da gestante. Por causa dessas transformações é comum surgir dúvidas sobre o que, quanto e quando comer.

Saber essas respostas é importante para que durante a gestação o ganho de peso seja controlado e de modo saudável. De modo geral, até o término da gravidez o ganho de peso deve variar entre 7-15 quilos, isso vai depender do estado nutricional da gestante.

O período gestacional é dividido em três trimestres, e para cada um deles o organismo tem necessidades específicas, tanto em relação a gestante, quanto ao feto. Veja abaixo algumas dicas que listei:
As primeiras 12 semanas são caracterizadas por enjoos, náuseas e vômitos que , comumente ocorrem pela manhã. Para evitar esse desconforto, se liga nessas dicas: consuma logo ao levantar alimentos mais secos e sólidos, como torradas, cookies; evite períodos longos de jejum e diminua o volume de líquidos ingeridos durante as refeições. Dependendo da gestante, também suplemento vitamina B6 e ácido fólico, micronutrientes que auxiliam na redução dos enjoos, na formação cerebral,do feto e na prevenção de depressão pós parto. 

Alimentos fonte de vitamina B6: gérmen de trigo é a principal fonte, você encontra facilmente em grandes mercados, tem um sabor diferenciado, mas cai muito bem em mingau, frutas, vitaminas e smoothies. Abacate, espinafre, banana e ameixa seca também, possuem boas quantidades de vitamina B6.

Os alimentos fonte de ácido fólico: farelo de trigo, também você encontra nos grandes mercados, vegetais verde escuro (espinafre, brócolis, aspargos, agrião, couve, rúcula).

O período que vai da 13ª até a 24ª semana gestacional deixa a gestante mais susceptível a infecções urinárias, além do desconforto abdominal se iniciar, por causa da distensão  muscular, crescimento da barriga. Nessa fase é interessante reduzir a quantidade de alimentos ingeridos por refeição, mas aumentar o números de refeições, bem como a ingestão de água e tomar suco de cranberry.

Durante esse trimestre o desenvolvimento do bebê é progressiva, ocorrendo maior formação dos tecidos, ossos e cartilagens do corpo, criação e fortalecimento do sistema imunológico. Nesse sentido aposte em alimentos ricos em vitamina C, e minerais como magnésio, fósforo e ferro.

Alimentos fonte de vitamina C: cranberry, acerola, laranja, mexerica, folhas verdes cruas.

Os alimentos fonte de magnésio: Semente de abóbora é a principal fonte, você encontra em grandes mercados e empórios naturais, amêndoa, melado e tofu.

Alimentos fonte de fósforo: cereais integrais (trigo em grãos, aveia, quínua e amaranto), lentilha.

Os alimentos fonte de ferro: azeitona preta (vai com calma, por causa do sódio, la-ve as em água corrente antes de usá-las), vegetais verde escuro (espinafre, brócolis, aspargos, agrião, couve, rúcula), castanha de caju, amêndoa, lentilha e demais leguminosas. A combinação de alimentos fontes de ferro e vitamina C é perfeito!

Na última fase da gravidez a formação óssea do bebê é concluída, e quando a gestante apresenta deficiência de cálcio, vitamina D e ferro pode ter sintomas como caibras, fragilidade de unhas e dentes. Sobre alimentos fontes de ferro já comentei acima.

Alimentos fonte de cálcio: sem dúvidas o gergelim é uma das melhores fontes, e supera a quantidade de cálcio que tem no leite. Mas semente de girassol, tofu e vegetais verde escuro (brócolis, aspargos, agrião, couve, rúcula) são excelentes fontes.

Os alimentos fonte de vitamina D: as principais fontes são peixes, o leite de vaca e a gema do ovo. Portanto, veganas e vegetarianas no consultório são incentivadas a tomar sol diariamente e se necessário suplementadas.

Quer receber ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.