Chocolate pode na reeducação alimentar?

Mais uma páscoa chegou! A páscoa para os egípcios significou o juízo de Deus sobre o Egito, enquanto que para os israelitas, o livramento da morte, na noite da saída do Egito. Isso está bem claro no livro sagrado, mais especificamente em Êxodo. Já para os cristãos, e para mim também, páscoa não significa coelho, mas cordeiro! Significa liberdade, salvação, oportunidade de passarmos da morte espiritual para a vida eterna por meio de Cristo. O post de hoje não tem objetivo de ‘evangelizar’... ou será que tem?!

Bom, apesar de entender e viver o real sentido da páscoa, é impossível não trocar chocolates nessa época! Até mesmo, porque aproveitamos o feriado para estar com a família e amigos e a brincadeira ‘Amigo chocolate’ é uma ótima pedida! Abaixo uma foto da brincadeira que fizemos em 2014 em uma chácara.



‘Lydiane, mas chocolate pode??’

Mas é claro que sim, minha gente! Chocolate de verdade sempre foi liberado no cardápio saudável!

Mas você come chocolate de verdade? 
Qual é seu chocolate preferido? 
Você já leu a lista de ingredientes dele? 
Quais os ingredientes que vem primeiro? 

Chocolate que é chocolate, possui cacau como seu principal ingrediente e não açúcar! Tudo certo?

O chocolate é uma iguaria dos deuses, que possui o cacau como seu principal ingrediente. O cacau é rico em cálcio, magnésio, zinco, selênio, potássio e vitamina E, além de ser fonte de gorduras de boa qualidade e flavonoides. Essa combinação de substâncias atribui ao cacau excelentes propriedades antioxidante e antiinflamatória, que justificam os benefícios à saúde do coração e do cérebro, sua ação contra o envelhecimento precoce e o auxílio na redução dos níveis de colesterol total e no tratamento da hipertensão arterial. Isso porque, ele combate os radicais livres, componentes que, em desequilíbrio no organismo, podem causar lesões às células, ao DNA e às veias e artérias, aumentando assim, o risco de obesidade, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.

A boa notícia, é que esses benefícios se estendem aos chocolates com maior concentração de cacau, são eles o meio amargo e amargo. Contudo vale o equilíbrio e moderação no consumo dentro de uma alimentação equilibrada em nutrientes.

Por isso queridos, sugiro que escolham ovos/chocolates meio amargo ou amargos, valorizando os produzidos de forma artesanal ou com ingredientes orgânicos, pois possuem maior aporte de fitoquímicos e menor teor de agrotóxicos, metais pesados. Hoje temos várias opções, basta dar uma pesquisada. Mas você também pode se aventurar e fazer o seu próprio ovo de chocolate! Ebaa!! Vai aí uma receita facílima.


Mini ovos de chocolate funcional
250g de chocolate amargo orgânico 75% cacau
2 colh. sopa de sementes de chia
3 colh. sopa de xerêm de castanha de caju
Frutas secas (opcional)

Como fazer? Derreta o chocolate em banho maria e misture até que esteja frio. Acrescente a chia, xerêm. Misture bem e despeje em forminhas para mini ovos de chocolate, completando cada cavidade até a borda, nivelando com o auxílio de uma colher. Leve à geladeira por 1 hora, depois desenforme. Os ovos de chocolate precisam estar totalmente sólidos e soltando do fundo da forma. Junte duas metades e embrulhe em papéis que você preferir ou sirva com frutas secas. É uma ótima forma de presentear um amado(a).

Dúvida sobre esse assunto? Escreva nos comentários, será um prazer respondê-lo(a).

Quer receber ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.