Super Alimentos - frutas vermelhas

As frutas de modo geral possuem excelente efeito antioxidante devido à sua constituição rica em inúmeras vitaminas, minerais e fitoquímicos. As frutas vermelhas, conhecidas como berries, grupo composto pelas amoras vermelhas e pretas, jabuticaba, framboesas, groselha, mirtilo, morango, cranberry, goji berry, entre outras, apresentam compostos bioativos denominados antocianinas, inclusive são elas as responsáveis pela coloração vermelho-arroxeada dessas frutas, e flavonóides, responsáveis pelas propriedades antioxidantes. Devido a esta propriedade, as antocianinas são essenciais na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, anti-inflamatórias e anticancerígenas. Além deste fator, atuam na redução do colesterol e fortalecimento do sistema imunológico. As frutas vermelhas também são benéficas para os cabelos, pele e unhas. São ricas em ferro, fósforo e cálcio, que ajudam

Dentre as frutas vermelhas, a goji berry, atualmente tem sido foco de pesquisas realizadas em países ocidentais e europeus devido ao seu potente efeito antienvelhecimento. Típica do noroeste da China, a goji berry possui propriedades terapêuticas por atuar como  antioxidante e imunomodulador. A goji berry parece inibir o sistema renina/ angiotensina, que está relacionado ao tratamento da hipertensão. Além disso, estudos mostram possível relação destas frutas na prevenção e tratamento da diabetes, câncer, problemas hepáticos, além de aumentar os níveis de zeaxantina, benéfica no tratamento de degeneração macular relacionada à idade. Na alimentação chinesa, esta berry é incorporada em sopas, mingau de arroz, e numerosos pratos com carnes e legumes. Aqui no Brasil, é encontrada na forma desidratada ou como constituintes de suplementos alimentares.

Outra berry bastante conhecida pela sua composição rica em compostos fenólicos (antocianinas e procianidinas), vitamina C e minerais é a cranberry, seus produtos têm sido relacionados a uma ação quimiopreventiva contra o câncer (próstata, pulmão, útero, cólon, e em casos de leucemia) devido a ação antioxidante e ativação da fase II da destoxificação de possíveis agentes carcinógenos, além de atuar em outras patologias específicas como as desordens urinárias e doenças cardiovasculares. 

Queridos, a incorporação destes alimentos no dia-a-dia pode estar relacionado a um maior efeito protetor da saúde em longo prazo. Entretanto, vale lembrar que não somente as frutas vermelhas seriam responsáveis pelo desenvolvimento ou não de determinadas patologias, e sim um conjunto de hábitos de vida saudáveis.


Uma receita que eu adoro e substitui o lanche da tarde é o Smoothie sacietogênico de frutas vermelhas. Ele fica leve e sustenta por um bom tempo:

Ingredientes: 1 xícara de chá de frutas vermelhas + 1 xícara de chá de bebida vegetal de amêndoas ou leite desnatado (como você preferir) +  1 colh. café de baunilha + 1 colh. sopa de chia
Como fazer? Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. E phá, beber tudinho. Ótima sugestão para seu desjejum.

Dúvida sobre esse assunto e a receita? Escreva nos comentários, será um prazer respondê-lo(a).

Quer ter mais opções de receitas saudáveis? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.



Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.