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Super Alimentos - frutas vermelhas

As frutas de modo geral possuem excelente efeito antioxidante devido à sua constituição rica em inúmeras vitaminas, minerais e fitoquímicos. As frutas vermelhas, conhecidas como berries, grupo composto pelas amoras vermelhas e pretas, jabuticaba, framboesas, groselha, mirtilo, morango, cranberry, goji berry, entre outras, apresentam compostos bioativos denominados antocianinas, inclusive são elas as responsáveis pela coloração vermelho-arroxeada dessas frutas, e flavonóides, responsáveis pelas propriedades antioxidantes. Devido a esta propriedade, as antocianinas são essenciais na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, anti-inflamatórias e anticancerígenas. Além deste fator, atuam na redução do colesterol e fortalecimento do sistema imunológico. As frutas vermelhas também são benéficas para os cabelos, pele e unhas. São ricas em ferro, fósforo e cálcio, que ajudam

Dentre as frutas vermelhas, a goji berry, atualmente tem sido foco de pesquisas realizadas em países ocidentais e europeus devido ao seu potente efeito antienvelhecimento. Típica do noroeste da China, a goji berry possui propriedades terapêuticas por atuar como  antioxidante e imunomodulador. A goji berry parece inibir o sistema renina/ angiotensina, que está relacionado ao tratamento da hipertensão. Além disso, estudos mostram possível relação destas frutas na prevenção e tratamento da diabetes, câncer, problemas hepáticos, além de aumentar os níveis de zeaxantina, benéfica no tratamento de degeneração macular relacionada à idade. Na alimentação chinesa, esta berry é incorporada em sopas, mingau de arroz, e numerosos pratos com carnes e legumes. Aqui no Brasil, é encontrada na forma desidratada ou como constituintes de suplementos alimentares.

Outra berry bastante conhecida pela sua composição rica em compostos fenólicos (antocianinas e procianidinas), vitamina C e minerais é a cranberry, seus produtos têm sido relacionados a uma ação quimiopreventiva contra o câncer (próstata, pulmão, útero, cólon, e em casos de leucemia) devido a ação antioxidante e ativação da fase II da destoxificação de possíveis agentes carcinógenos, além de atuar em outras patologias específicas como as desordens urinárias e doenças cardiovasculares. 

Queridos, a incorporação destes alimentos no dia-a-dia pode estar relacionado a um maior efeito protetor da saúde em longo prazo. Entretanto, vale lembrar que não somente as frutas vermelhas seriam responsáveis pelo desenvolvimento ou não de determinadas patologias, e sim um conjunto de hábitos de vida saudáveis.


Uma receita que eu adoro e substitui o lanche da tarde é o Smoothie sacietogênico de frutas vermelhas. Ele fica leve e sustenta por um bom tempo:

Ingredientes: 1 xícara de chá de frutas vermelhas + 1 xícara de chá de bebida vegetal de amêndoas ou leite desnatado (como você preferir) +  1 colh. café de baunilha + 1 colh. sopa de chia
Como fazer? Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. E phá, beber tudinho. Ótima sugestão para seu desjejum.

Dúvida sobre esse assunto e a receita? Escreva nos comentários, será um prazer respondê-lo(a).

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Bjo da nutri.



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