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Comportamentos que aumentam a saciedade


Como você se comporta durante as refeições? Algumas atitudes comuns ao alimentar podem contribuir para a obesidade, no entanto, também há outras, simples e eficazes para controlar o apetite. Abaixo listei os hábitos mais importantes para aumentar a saciedade:

Faça o desjejum: fazer um bom café da manhã é excelente para começar o dia e esse hábito é imprescindível para evitar aquela fome de leão no final do dia, principalmente a noite, quando você chega em casa. Essa refeição precisa ser completa: frutas + cereais integrais + oleaginosas.

Esteja por inteiro:
 durante as refeições evite assistir TV, ler, mexer no celular ou computador essas atividades atrapalham o cérebro a perceber que você já está saciado, pois são muitas informações que chegam para ele ao mesmo tempo. Concentre-se na comida, no sabor dos alimentos e na mastigação.

Beba menos líquidos nas refeições: os líquidos 'lavam' as papilas gustativas, o que não é interessante, pois quanto mais tempo os resíduos alimentares ficam em contato com nossas papilas, mais e mais 'torpedos' são enviados ao cérebro avisando de que há comida na boca. Ao beber líquidos durante a refeição perde-se esse efeito. Além de que, ao ingerir líquidos, a tendência é diminuir ainda mais a mastigação, o que não é nada legal para aumentar a saciedade. Prefira alimentos sólidos e viscosos, eles regulam mais o apetite do que alimentos líquidos.

Mastigue!: cada mastigada é um 'torpedo' que enviamos ao cérebro: 'Ei, estou me alimentando, logo estarei cheio'. Por isso, quanto mais mastigar, mais insistente será essa mensagem e logo seu cérebro vai se tocar que você está cheio(a). Mastigue devagar, senão vai morder os lábios ou a língua, digo isso por experiência própria rsrs... O velho truque de repousar os talheres sobre o prato por alguns segundos é uma mão na roda. Analise seu comportamento e mude, tudo bem? :)

Consuma mais fibras: as fibras estão presentes em frutas, verduras, cereais integrais e oleaginosas. Além de retardar o esvaziamento gástrico, as fibras controlam o índice glicêmico dos alimentos, o que também é primordial para proporcionar saciedade, pois grandes oscilações do açúcar no sangue provoca sensação de fome.

Se ainda assim, você precisa de algo mais para aumentar sua saciedade, confira o post 'Alimentos com forte poder de saciedade'. Vai te ajudar pra caramba. 

Dúvidas sobre esse assunto? Escreva nos comentários que será um prazer ajudar você!

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Bjo da nutri.
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