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5 ao dia: abrace esse estilo de vida

Olá, você conhece  o ‘5 ao dia’? Um programa para incentivar você a comer, pelo menos 5 porções de frutas, legumes e verduras todos os dias. Essa combinação de alimentos saudáveis ajuda a prevenir doenças do coração, câncer e muitas outras enfermidades, ou seja, torna sua vida bem mais saudável. O volume de frutas/verduras/legumes que equivale a 1 porção nem sempre é uma unidade do alimento. Fique ligado!
Um jeito gostoso de praticar o ‘5 ao dia’ sem cair na monotonia é incluir diariamente alimentos com cores variadas, até 5 cores tais como vermelho, alaranjado, roxo, verde e branco. Veja a relação da cor dos alimentos e a quantidade de nutrientes/propriedades dos mesmos:

Vermelho: Acerola, caqui, ciriguela, goiaba, pimentão vermelho, tomate, melancia, morango.
São excelentes para o coração, ricos em licopeno, pigmento com ação antioxidante, que normalmente aparece associado a vitamina C. Juntos colaboram na prevenção do câncer e fortalecem o sistema imunológico.

Alaranjado: Abóbora, cajá-manga, cenoura, mexerica, laranja, mamão, manga, maracujá.
Frutas e vegetais alaranjados ajudam na produção de energia, mantém a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico. Eles contêm vitamina C, antioxidante fundamental para a proteção das células e também são ricos em carotenoides.

Roxo: beterraba, alface roxo, ameixa preta, amora, uva, figo roxo, repolho roxo, berinjela, jabuticaba.
Alimentos de cor roxa fortalecem a memória, diminuem os riscos de câncer, mantêm a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo. Isso porque eles contêm minerais, potássio, vitamina C e também niacina, uma das vitaminas do complexo B.

Verde: abacate, abobrinha, agrião, alface, brócolis, chuchu, cebolinha, coentro, couve, quiabo, pimentão, jiló, pepino, taioba.
Esses alimentos são excelentes para o ossos, dentes e para a saúde dos olhos, porque são ricos em cálcio, fósforo e ferro. Os vegetais verdes têm taxas de absorção de cálcio de mais de 50%, em comparação com 32% no leite. Promovem o crescimento, auxiliam na coagulação, na produção de glóbulos vermelhos e diminuem a fadiga mental.

Branco: alho, banana, cebola, couve flor, pera, abacaxi, melão, nabo, guariroba.
Controlar o colesterol e a saúde do coração são alguns benefícios que os alimentos de cor branca trazem. Neles encontramos vitaminas do complexo B e os flavonoides, que atuam na proteção das células. Auxiliam também na produção de energia e inibe o aparecimento de coágulos na circulação.

Ao longo do dia você pode incluir nas suas refeições: Meio mamão papaia pela manhã, duas ameixas na colação, 1 pires de chá de agrião no almoço, 1 fatia de melancia, espessura de 2 dedos a tarde e 1 pires de café de couve flor cozida no jantar. Com esse simples hábito '5 ao dia' é possível melhorar a alimentação pra caramba, a saúde vai sorrir pra você!

Você tem alguma dúvida sobre o pôster de hoje? Escreva nos comentários que assim que possível irei responde-lo(a). Beijos da nutri.
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