5 ao dia: abrace esse estilo de vida

Olá, você conhece  o ‘5 ao dia’? Um programa para incentivar você a comer, pelo menos 5 porções de frutas, legumes e verduras todos os dias. Essa combinação de alimentos saudáveis ajuda a prevenir doenças do coração, câncer e muitas outras enfermidades, ou seja, torna sua vida bem mais saudável. O volume de frutas/verduras/legumes que equivale a 1 porção nem sempre é uma unidade do alimento. Fique ligado!
Um jeito gostoso de praticar o ‘5 ao dia’ sem cair na monotonia é incluir diariamente alimentos com cores variadas, até 5 cores tais como vermelho, alaranjado, roxo, verde e branco. Veja a relação da cor dos alimentos e a quantidade de nutrientes/propriedades dos mesmos:

Vermelho: Acerola, caqui, ciriguela, goiaba, pimentão vermelho, tomate, melancia, morango.
São excelentes para o coração, ricos em licopeno, pigmento com ação antioxidante, que normalmente aparece associado a vitamina C. Juntos colaboram na prevenção do câncer e fortalecem o sistema imunológico.

Alaranjado: Abóbora, cajá-manga, cenoura, mexerica, laranja, mamão, manga, maracujá.
Frutas e vegetais alaranjados ajudam na produção de energia, mantém a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico. Eles contêm vitamina C, antioxidante fundamental para a proteção das células e também são ricos em carotenoides.

Roxo: beterraba, alface roxo, ameixa preta, amora, uva, figo roxo, repolho roxo, berinjela, jabuticaba.
Alimentos de cor roxa fortalecem a memória, diminuem os riscos de câncer, mantêm a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo. Isso porque eles contêm minerais, potássio, vitamina C e também niacina, uma das vitaminas do complexo B.

Verde: abacate, abobrinha, agrião, alface, brócolis, chuchu, cebolinha, coentro, couve, quiabo, pimentão, jiló, pepino, taioba.
Esses alimentos são excelentes para o ossos, dentes e para a saúde dos olhos, porque são ricos em cálcio, fósforo e ferro. Os vegetais verdes têm taxas de absorção de cálcio de mais de 50%, em comparação com 32% no leite. Promovem o crescimento, auxiliam na coagulação, na produção de glóbulos vermelhos e diminuem a fadiga mental.

Branco: alho, banana, cebola, couve flor, pera, abacaxi, melão, nabo, guariroba.
Controlar o colesterol e a saúde do coração são alguns benefícios que os alimentos de cor branca trazem. Neles encontramos vitaminas do complexo B e os flavonoides, que atuam na proteção das células. Auxiliam também na produção de energia e inibe o aparecimento de coágulos na circulação.

Ao longo do dia você pode incluir nas suas refeições: Meio mamão papaia pela manhã, duas ameixas na colação, 1 pires de chá de agrião no almoço, 1 fatia de melancia, espessura de 2 dedos a tarde e 1 pires de café de couve flor cozida no jantar. Com esse simples hábito '5 ao dia' é possível melhorar a alimentação pra caramba, a saúde vai sorrir pra você!

Você tem alguma dúvida sobre o pôster de hoje? Escreva nos comentários que assim que possível irei responde-lo(a). Beijos da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.