Super Alimentos - Arroz Integral


O valor nutricional deste cereal vai muito além da expressiva quantidade de fibra alimentar e minerais que ele possui. Estudos mostram que o consumo de cereais integrais, inclusive o arroz integral, estão relacionados à diminuição de incidência de inúmeras enfermidades como o câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade. 

O grão é dividido em três partes: embrião, endosperma e pericarpo. Vitaminas do complexo B, zinco, selênio, cobre, manganês e fitoquímicos estão presentes no farelo, o pericarpo e são retirados juntamente com a casca no caso do arroz branco.

Os fitoquímicos estão presentes no arroz com destaque para os compostos fenólicos, tocoferóis, tocotrienois e orizanois, eles possuem elevada capacidade antioxidante, ajudando no combate ao envelhecimento das nossas células e contribui para a saúde do nosso sistema nervoso.
O gama orizanol, grave esse nome, essa substância é tudo de bom para você e eu, encontrado no arroz integral é antitumoral, anti-inflamatório e capaz de prevenir doenças cardiovasculares pois diminui a síntese de colesterol dos alimentos, o processo de oxidação de colesterol corporal e aumenta a eliminação de ácidos biliares no intestino.

O que é mais bacana, o cozimento do arroz integral consegue manter cerca de 90% dos orizanois dos grãos. Entre as diferentes variedades desse arroz, pigmento claro ou vermelhinho, os teores de gama orizanol são semelhantes, no entanto, a capacidade antioxidante do arroz integral vermelhinho é maior, isso por causa da antocianina, responsável por cinco vezes mais compostos fenólicos em relação ao arroz integral clarinho.

Viu só que tanta coisa boa? Que tal dar um bye-bye ao arroz branco polido e um oi ao arroz integral?

Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.