Alimente seus olhos

23.11.14
Durante o Ensino Médio lembro-se que física foi uma das disciplinas mais complicadas para eu captar as informações, das quais a maioria nem lembro mais, contudo ainda está bem viva em minha mente a conduta e competência do professor Paulo César Sales em ministrar as aulas sobre sistema ópticos e espelhos - pontos, objetos, imagens, cores;  o funcionamento da nossa visão e sua relação com os fenômenos ópticos - exploração do campo visual, modificação da curvatura do cristalino segundo a distância do objeto, de forma que este se veja nítido... Como Deus é fantástico, cheio de sabedoria! É incrível, os nossos olhos são um dos órgãos mais surpreendentes, por sua elevada precisão e rendimento e que precisa de poucas substâncias para realizar tantas funções, tais como oxigênio e nutrientes que se encontram nos alimentos como carotenóides e vitaminas A, C e E.
Carotenóides: são corantes naturais que se encontram nos vegetais (laranja, abóbora, cenoura, pitanga, tomate espinafre, couve), atuam como antioxidantes e evitam a degradação macular da retina,

Vitamina A: necessária para a formação da rodopsina, o pigmento sensível à luz que se encontra nas células da retina. Também serve para manter a conjuntiva, membrana que recobre o pólo anterior do olho, úmida e em bom estado. Ovos, agrião, manga, mamão são fontes.

Vitamina C e E: assim como os carotenóides também são antioxidantes que se encontram quase exclusivamente em frutas, hortaliças, frutas secas, oleaginosas e gérmen de cereais. A sua carência favorece catarata e perda de visão.

Têm alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe nos comentários. Será um prazer respondê-lo(a).

Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.