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Relação entre desjejum e Síndrome Metabólica



Já escrevi aqui no blog sobre os benefícios de não pular o desjejum, acordar mais cedo e investir em um bom café da manhã. Se você ainda não leu leia agora Café da manhã (desjejum): a refeição que não pode faltar na sua dieta, antes de prosseguir com a leitura do post de hoje, ok?

Hoje quero falar para você que um recente estudo mostrou que existe  significativa relação entre o consumo do desjejum e o desenvolvimento de Síndrome Metabólica (SM). Aposto que você acabou de pensar: Poxa mas o que é essa síndrome metabólica? O que significa? Bom, a SM corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica. Segundo o Consenso brasileiro sobre Síndrome Metabólica essa doença ocorre quando estão presentes três dos cinco critérios abaixo:
  • Obesidade central - circunferência da cintura superior a 88 cm na mulher e 102 cm no homem;
  • Hipertensão Arterial - pressão arterial sistólica ³ 130 e ou pressão arterial diastólica ³ 85 mmHg;
  • Glicemia alterada (glicemia ³110 mg/dl) ou diagnóstico de Diabetes;
  • Triglicerídeos ³ 150 mg/dl;
  • HDL colesterol £ 40 mg/dl em homens e £50 mg/dl em mulheres
Se você se enquadrou nesses critérios, respire fundo e mantenha a calma, nesse caso é fundamental você adotar um estilo de vida saudável, evitando fumo, realizando atividades físicas, perdendo peso e é claro investindo no desjejum. 

Agora que você sabe o que é SM posso prosseguir contando-lhe sobre os benefícios do desjejum para prevenir e tratar dessa doença. Estudos demonstraram que a maior frequência da realização do desjejum ou café da manhã, se você prefere dizer assim, está fortemente associada com o menor risco para o desenvolvimento de obesidade e essa é a razão pela qual a realização dessa refeição pode reduzir o risco para a SM.



Pesquisadores observaram que as pessoas que realizam o desjejum todos os dias apresentam menor risco de desenvolver SM em relação as que raramente ou nunca realizam essa refeição, independente do peso e da qualidade geral do padrão alimentar. Contudo, o conteúdo do desjejum é importante para você prevenir a SM, dê preferência aos grãos integrais, pois eles possuem efeitos benéficos sobre o apetite e parâmetros bioquímicos.

Referência:

Aguilar-Nascimento JE, de Almeida Dias AL, Dock-Nascimento DB, Correia MI, Campos AC, Portari-Filho PE, Oliveira SS. Actual preoperative fasting time in Brazilian hospitals: the BIGFAST multicenter study. Ther Clin Risk Manag. 2014;10:107-12.
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