Intolerância a lactose, o que é isso?

Após o desmame, todos os mamíferos perdem a maior parte da atividade intestinal da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose presente no leite. A má digestão da lactose ocorre quando a quantidade desse açúcar no intestino delgado excede o valor compatível com a atividade e teor da enzima lactase presente. É uma ocorrência comum em adultos que apresentam baixa atividade da lactase intestinal. Nessa condição, a lactose que não é digerida transita para os intestinos e potencializa alguns sintomas.

A lactose mal absorvida é fermentada pela microbiota do cólon, produzindo ácidos graxos de cadeia curta, hidrogênio, metano, e dióxido de carbono. A produção excessiva desses gases pode fazer com que o indivíduo experimente distensão e dores abdominais, flatulência e cólicas intestinais, aumentando a pressão e o tempo de transito intestinal. A lactose mal absorvida também pode criar uma carga osmótica que atrai eletrólitos e água para dentro do intestino, resultando em um tempo de trânsito rápido e consequente perda de fezes (diarreia). Geralmente os sintomas ocorrem entre trinta minutos e duas horas após a ingestão do alimento contendo lactose, e pode se manifestar clinicamente como um incidente de intolerância a lactose.

A intolerância à lactose não deve ser confundida com alergia à proteína do leite. Embora ambos os compostos (caseína e lactose) estejam presentes no leite, eles apresentam distintos processos digestivos.


Aos que são um 'bezerrinho' e desejam consumir leite, para amenizar os sintomas dê preferência ao consumo de iogurtes produzidos com microrganismos vivos, pois a digestibilidade da lactose é melhor. Ou se preferir há no mercado leite com lactose reduzida o qual poder ser consumido como alternativa. Os intolerantes à lactose tem a opção de adquirir a enzima lactase isolada e acrescentá-la em alimentos com lactose, amenizando assim os sintomas da intolerância. Contudo, é importante que a pessoa intolerante faça um acompanhamento com nutricionista, profissional que desenvolve um Plano Alimentar Personalizado, com o objetivo de minimizar os sintomas do paciente e desse modo melhorar sua qualidade de vida.

Abração.



Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.