Vegetarianos sem anemia ferropriva

7.3.14
No instagram (você já me segue né? Ainda não? Comece a seguir agora: @lydianerodrigues. Hehe...) a @lorrainee.carla perguntou:

'Tenho problemas com a questão do ferro, por mais que tente comer direitinho sempre fica abaixo :/ e outra no último exame meu nível de B12 estava limítrofe... Sou vegetariana tem dois anos'.

A incidência de anemia por deficiência de ferro não é maior na população vegetariana, quando comparada à população onívora. O que ocorre é que o ferro de origem vegetal é mais sensível aos fatores que estimulam e inibem sua absorção. Existem formas diferentes de adotar a dieta vegetariana, fazendo uso ou não de ovos, queijo e leite. As mulheres correm maior risco.

Em relação ao ferro, a alternativa vegetal é satisfatória, mas você precisa seguir algumas estratégias. Pois o ferro não heme, presente nos alimentos de origem vegetal, apresentam menor absorção no nosso organismo, quando comparado ao ferro heme, presente nos alimentos de origem animal.

Nesse sentido, para garantir a ingestão adequada, você e eu precisamos  diariamente ingerir uma maior quantidade de alimentos vegetais fontes de ferro, combinados com alimentos que melhoram a absorção. E ainda, evitar consumir alimentos que atrapalham a absorção do ferro.

Entre os vegetais, as leguminosas, com destaque para a lentilha, o grão de bico, e os derivados da soja; as castanhas e sementes em especial a semente de abóbora, os vegetais verde escuros, as frutas secas e o melaço da cana de açúcar são boas fontes de ferro.

Os cereais integrais complementam a ingestão de ferro, pois contêm mais vitaminas, minerais e fibras. Uma boa fonte de vitamina C (frutas cítricas frescas, abacaxi, laranja, limão, morango, goiaba, caju etc) deve ser consumida na mesma refeição para melhor absorção do ferro.

Os suplementos de cálcio, café, chá-verde e o chá preto inibem a absorção de ferro pelo organismo, portanto deve ser evitados nas refeições em que se pretende aumentar a absorção de ferro. Distribuir os alimentos fontes de ferro ao longo do dia é melhor do que concentrá-los em uma única refeição. Uma pessoa saudável que pratica uma dieta vegetariana variada não precisa ter preocupação com o ferro. Entretanto, se a preocupação com seus níveis de ferro persistirem, recomendo procurar seu nutricionista e médico.

Em relação a vitamina B12, sugiro que leia o post: Quais alimentos contém vitamina B12?

Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Escreva nos comentários, será um prazer ajudá-lo.

Quer receber ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.