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Comida Turbinada: alimentos que previnem doenças



A relação entre alimentação e saúde é reconhecida há milênios pelas populações orientais. Nos últimos anos, esse conceito tem se fortalecido rapidamente, se popularizado no mundo inteiro, tendo como base os alimentos funcionais ou nutracêuticos, os quais oferecem proteção especial à saúde.

Reuni algumas funções decorrentes da ingestão de substâncias funcionais, suas respectivas fontes e a quantidade diária necessária para usufruir dos benefícios destes alimentos.

Uva: a videira produz um antibiótico natural, o resveratrol, para proteger os cachos do ataque de fungos e bactérias. No organismo humano os efeitos são maiores: inibe o desenvolvimento de tumores, protege os neurônios, age como antiinflamatório e como potente antioxidante. Além disso, os polifenóis presentes na casca e nas sementes de uva ajudam a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gorduras nas artérias prevenindo doenças do coração. Use dois copos de suco de uva tinto por dia.

Maçã: Considerada como rainha das frutas. A maçã ajuda a previnir tumores malignos e auxilia na redução de doenças cardíacas e pressão sanguínea. Use uma maçã por dia

Azeite de oliva: ingerir diariamente azeite de oliva pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração. Use 1 colher de sopa por dia

Castanha do pará: assim como suas parentes próximas (nozes e amêndoas), a castanha do pará ajuda na prevenção de doenças do coração. Use 5 unidades por dia.

Aveia: reduz o risco de doenças cardíacas, pois ajuda a diminuir o colesterol ruim. Além disso, é rica em fibras que ajudam nos movimentos peristálticos, evitando assim a prisão de ventre. Use quatro colheres de sopa cheias de aveia por dia, amassadas com banana, mamão ou de outra forma preferida.

Alho: ele tem má fama devido ao cheiro, mas é reconhecido como um dos maiores responsáveis por reduzir a pressão arterial. Protege o coração ao diminuir o colesterol ruim e estimular a produção do bom colesterol. O alho também ajuda na prevenção de tumores malignos. Aumenta a longevidade de modo geral, contribuindo para a manutenção adequada da taxa de glicose no sangue. Use um dente de alho por dia para diminuir a pressão arterial e o colesterol.

Hortaliças: as crucíferas como repolho, couve de bruxelas, couve flor, brócolis, apresentam elevadas concentrações de isotiocinatos. Esses compostos podem inibir a crescimento de tumores em diversos tecidos e órgãos ( mama, pulmões e estômago).

Tomate: o licopeno protege contra os cânceres de próstata, pulmão e estômago, além de proteger a pele contra os raios ultravioletas. A melor forma de consumir o tomate para obter esses benefícios é na forma de suco ou polpa. O cozimento ativa o seu princípio ativo. A ingestão de 35 mg de licopeno por dia é suficiente para um programa de prevenção contra o câncer. Use 500 ml de suco de tomate por dia.


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