Bebida gelada em 15 minutos no máximo

Quem nunca passou por isso? Você organiza um encontro de final de semana com a família, amigos ou um festão mesmo, para muitas pessoas e acaba de lembrar que as bebidas ainda encontram-se dentro do porta-malas ou num canto da despensa aguardando para serem geladas. E agora José? O que fazer frente à uma emergência dessas? Primeiro: fique frio, não  se deixe passar por péssimo festeiro, Segundo: respire, fique calmo e siga as próximas instruções para gelar suas bebidas.


1ª Técnica
- Em uma bacia ou balde, bem higienizados prepare uma mistura com gelo, água, álcool e sal. Seguindo o seguinte critério: (1) Para cada saco de gelo coloque 1 litro de água; (2) para cada 2 sacos de gelo adicione 0,5 Kg de sal refinado e 0,5 de álcool 92%.
- Coloque as bebidas na solução e mexa-as rapidamente durante 2-4 minutos.
- Retire as bebidas da solução e sirva aos convidados. Pronto! Resolvido o problema! :) 

Fique sabendo: Essa técnica é um conceito de física e química aplicados de forma prática. O sal se separara de seus íons de sódio e cloro, e moléculas da água, sendo polares, se orientam de acordo com isso. Isso gera trabalho, e tal trabalho requer a energia que vem da energia térmica da água, o que reduz ainda mais a temperatura ambiente. De forma mais simples: a água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo ( ele demora mais para derreter) e o álcool retira calor das bebidas.

Se ainda tiver mais bebidas para serem congeladas e faltar bacias, baldes e tanques para preparar essa mistura e utilizar essa técnica, sugiro que também utilize a segunda dica e surpreenda seus amigos e familiares com sua esperteza, sua capacidade de resolver situações problemáticas.

2ª Técnica
- Molhe completamente um papel toalha que seja grande o bastante para  enrolar suas bebidas. E enrole o papel toalha ao redor de cada bebida.
- Coloque as bebidas no freezer e aguarde 15 minutos.
- Retire as bebidas do freezer e than-than...estão prontas para serem servidas!

Viu só? Para tudo na vida há solução!

Bye-Bye e até a próxima.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.