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Alimentos fotoprotetores: sua pele mais saudável

A importância do uso do protetor solar já é uma informação bem difundida na população, e você, usa protetor diariamente? O seu uso diário é um dos principais segredos para uma pele jovem, linda  e saudável. Consulte seu dermatologista, ele é o profissional mais indicado para te recomendar o melhor protetor de acordo com as características da sua pele.
Bom, além disso, há diversas formas de cuidarmos da nossa pele e nos protegermos ao longo do ano, principalmente no verão em que todos procuram um visual mais bronzeado. Você sabia que há alimentos que podem auxiliar a proteger a pele dos efeitos nocivos do sol? Venha comigo que vou te contar tim tim por tim tim.
A exposição do corpo ao sol desencadeia muito mais que um bronzeado. Ocorre a produção de espécies reativas de oxigênio no organismo que podem reagir ao DNA, proteínas, ácidos graxos. Caso isso ocorra, podem levar a danos oxidativos e disfunção do sistema antioxidante.
A fotoproteção é uma das medidas importantes a ser seguida para prevenir o aparecimento de rugas, perda da elasticidade, manchas, ressecamento, envelhecimento precoce da pele e até mesmo o câncer de pele. Para isso, são indispensáveis o uso do filtro solar e o consumo diário de alimentos ricos em compostos que auxiliam na prevenção dos efeitos nocivos do sol.
Os alimentos fotoprotetores orais são classificados como nutracêuticos e são benéficos pela sua ação antioxidante, antiinflamatória e imunomoduladora. Você já deve ter ouvido sobre o tema, por exemplo, ao receber da sua amiga a indicação de comer cenoura para um bom bronzeado. No dia-a-dia, pela correria ou preferência alimentar, nem sempre é possível ingerir os nutrientes responsáveis por esse efeito fotoprotetor. Porém,  vou te contar mais um segredo, eles já podem ser prescritos na forma de extrato em farmácias de manipulação com a prescrição. Se você tiver interesse é só marcar uma consulta comigo que posso te ajudar nisso, ok?
Abaixo, listei alimentos ricos em substâncias responsáveis pela fotoproteção oral. Dependendo do seu cardápio e saúde, é sempre interessante procurar um nutricionista para montar um Plano Alimentar personalizado.
Açafrão da terra (Cúrcuma longa): a curcumina, presente nesse alimento, é um potente antioxidante com propriedades antiinflamatórias e antiproliferativas, seu uso protege o organismo contra os danos solares.
Cacau, suco de uva integral, farinha de uva: neles estão presentes os polifenóis e flavonoides que possuem propriedades anticarcinogênicas, além de melhorar a aparência de peles ásperas e proteger a pele dos efeitos causados pelos raios UVB.
Cenoura, abóbora, tomate, melancia, mamão, manga e goiaba: alimentos fontes de carotenóides precursores da vitamina A, que ajudam a clarear a pele, previne acne, reduzem os radicais livres e previnem o envelhecimento da pele causado pelos raios ultravioleta.
Castanhas, nozes, amêndoas: riquíssimas em selênio e vitamina E. O selênio ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme,  reduz os níveis de radicais livres decorrentes da exposição solar, previne o envelhecimento da pele. Enquanto a vitamina E é um ótimo bloqueador da luz solar, além de ser um antioxidante que ajuda a proteger as células da pele contra a luz ultravioleta e demais fatores ambientais que geram radicais livres
Linhaça: possui ácidos graxos ômega-3, que melhoram a aparência das manchas de pele, ajudam a minimizar as linhas de expressão, melhoram a hidratação da pele e previnem o aparecimento de rugas.
Pitanga, acerola, laranja, mexerica, morango, kiwi: frutas com excelente concentração de vitamina C, que a propósito é um antioxidante que previnem o envelhecimento.
Romã (Punica granatum): uma fruta com poder antiinflamatório, antiproliferativa e antitumoral, devido a sua ação antioxidante e sequestradora de radicais livres. Nela se destaca a presença do ácido elágico, com capacidade de proteger a células.
Bjoks.

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