Prazer e excesso não combinam na ceia de Natal

13.11.12
As festas de final de ano têm algo em comum no mundo inteiro: nos mais longínquos territórios, todos os povos se reúnem para celebrar e confraternizar.

A ceia de Natal é o ponto alto das festas para a maioria do mundo cristão. Na França essa refeição se chama “reveillon”. Tradicionalmente, nas diversas regiões o cardápio pode incluir ganso, bolinhos de trigo sarraceno com creme de castanhas. Para os parisienses o costume manda comer ostras e patê de fígado de ganso (fois grãs). Outra guloseima incluída no reveillon é o “Buche de Natal”, em formato de tora de madeira. Para acompanhar, o borbulhante champanghe produzido na região com o mesmo nome, servida principalmente no Ano Novo.

Na Alemanha, a véspera de Natal é conhecida como “Estômago grande”. Um dito popular afirma que quem come muito naquela noite será assombrado por demônios. Os pratos são feitos à base de carne de porco, salada de macarrão e lingüiça branca. Como sobremesas são servidas barras condimentadas e pão recheado com frutas.

Na Itália a tradição recomenda peixe, lingüiça de porco, peru recheado com castanhas na ceia de Natal. O panetone, o torrone e panforte (pão forte de gengibre) não podem faltar. A regra para a sobremesa é incluir nozes e amêndoas, pois os italianos acreditam que comê-las contribui para a fartura da terra e o aumento dos rebanhos e das famílias.

Para comemorar o Natal, os russos incluem na ceia um mingau chamado “kutya”, feito de grãos de trigo e outros ingredientes que simbolizam esperança e longevidade. No Oriente, japoneses e chineses se concentram na comemoração do Ano Novo; é feriado durante três dias. Na mesa, sopa de feijão com massa de arroz amassado, legumes e peixe cru. Os pratos para essa época representam longevidade e prosperidade.

Como se pode constatar, o prazer de estar junto com familiares e amigos é comum nas diversas culturas. Aqui no Brasil não é diferente. Porém por ser um país de todas as raças agrega a cultura de cada uma delas. No Brasil a grande variedade de frutas e legumes cultivados pode enfeitar pratos típicos das festas de Natal e Ano Novo, como o peru, o chester, tornando-os mais admiráveis e saudáveis. Abusar das cores dos alimentos nacionais e típicos dessa época, como a manga, uvas e outros são uma ótima alternativa.

A substituição das nozes e avelã, geralmente muito caras nesse período, pela castanha do Pará é bastante válida! Pode-se misturar ao arroz outros alimentos coloridos para torná-lo mais saboroso e à farofa pode-se adicionar ovos, passas, legumes ou frutas para oferecer um diferencial ao sabor.

Manter a tradição não significa esquecer-se dos princípios nutricionais. É perfeitamente viável criar uma ceia de Natal leve, sem excessos de carnes gordurosas, abusando de temperos e ervas finas. Uma excelente alternativa é substituir a rabanada frita pela assada, tão utilizada. Afinal, estaremos em pleno verão e como nossa ceia é composta basicamente por uma mistura de pratos tradicionais europeus, onde nesta época é inverno, temos que ser cautelosos para evitar problemas para a saúde e, é claro, aumento de peso.

Nesta época muitas pessoas recorrem a dietas malucas, em busca de perda de peso de forma rápida e sem exercícios físicos. Cuidado! O resultado certamente será insatisfatório. Por isso, procure um nutricionista, o profissional de saúde mais indicado para emagrecimento e reeducação alimentar.

Afinal, é preciso desenvolver uma alimentação saudável em qualquer época do ano, sem exageros e manter a prática de exercícios físicos. Isso sim assegura uma melhoria da qualidade de vida não só no verão, mas durante toda a vida! Bjo

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.