Suco, néctar, refresco é tudo igual?

O Ministério da Agricultura obriga os fabricantes a estamparem no rótulo se a bebida é suco, néctar ou refresco. Mas qual é a diferença de ambas?  Esse post foi preparado com muito carinho para que você como consumidor saiba exatamente o que está comprando no supermercado.


Suco é definido como: "a bebida não fermentada, não concentrada e não diluída, destinada ao consumo, obtida da fruta sã e madura, ou parte do vegetal de origem, por processo tecnológico adequado, submetida a tratamento que assegure a sua apresentação e conservação até o consumo". Composto por 100% de fruta in natura, sem aromas ou corantes artificiais e a quantidade máxima de açúcar adicionada é de 10% de seu volume.

O néctar por sua vez, "é a bebida não fermentada, obtida da diluição em água potável da parte comestível do vegetal e açúcares ou de extratos vegetais e açúcares, podendo ser adicionada de ácidos, e destinada ao consumo direto". Não é permitida a associação de açúcares e edulcorantes hipoenergéticos e não-energéticos na fabricação de néctar. Possui quantidade mínima de 30% de polpa, ressalvado o caso de fruta com acidez ou conteúdo de polpa muito elevado ou sabor muito forte e, neste caso, o conteúdo de polpa não deve ser inferior a 20%.

Por fim o refresco apresenta teor ainda menor de polpa de fruta. No caso do refresco de limão, esse percentual é de, no mínimo, 5% e no de maracujá.

Do ponto de vista nutricional, o suco é a bebida mais rica dos três, pois contém maiores quantidades de vitaminas e sais minerais.

Referência:
FERRAREZI, A. C; SANTOS, K. O; MONTEIRO, M. Avaliação crítica da legislação brasileira de sucos de fruta, com ênfase no suco de fruta pronto para beber. Rev. Nutr. V. 23, n. 4, Campinas, jul./ ago. 2010.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.