Pão 100% Integral


Pão é tudo de bom. E tem muita gente deixando de comer pão, sofrendo, sem necessidade. A menos que você seja celíaco ou apresente uma intolerância ao glúten, e esse diagnóstico tenha sido dado por médico alergista. Nesse caso, eliminar o glúten da vida é a principal solução. Fora isso, o pãozinho pode fazer parte da sua rotina, mas não vale comer pão de manhã, tarde e noite, combinado? Vamos variar a alimentação. Abaixo a receita do meu pão integral.

Ingredientes:
3 colher de sopa rasas de fermento biológico
3 colheres de sopa rasas de açúcar
3 xícaras de água morna
1/2 colher rasa de sal
1 xícara de óleo
Farinha de trigo integral até dar o ponto, mais ou menos 700g
Castanhas, semente de girassol e abóbora (opcional)

Como fazer?
Em uma bacia misturar o fermento, açúcar e água morna. A água morna precisa estar em uma temperatura em que você consiga colocar o dedo e suportá-la. certinho?
Misturar bem e aguardar 15 minutos até o fermento agir. A seguir, acrescente o sal, o óleo e as castanhas e misture bem. Esse último ingrediente é opcional e gosto de acrescentar a massa para dar uma crocância ao pão.
Depois, acrescente aos poucos a farinha de trigo integral, até obter uma massa consistente e macia. Durante essa epata, sovar bem a massa, isso é importante para ela ficar macia e bem saborosa.
Quando a massa estiver homogênea e grudando bem pouquinho nas mãos, é hora de colocar a massa para dobrar de volume, em média 1 hora. Costumo cobrir a bacia com um plástico, para o processo ser mais eficiente.
Depois que a massa estiver o dobro do volume inicial. Ligar o forno na temperatura máxima durante 15 minutos. Enquanto isso, enrolar os pães e coloca-los em forma inglesa untada com óleo.
Desligar o forno e colocar as formas (Rendimento 2 pães). A temperatura do forno auxilia no crescimento dos pães, assim após 35 minutos, eles estarão prontos para serem assados.
Então agora, ligue o forno a 180ºC e asse os pães durante 40 minutos, ou até eles ficarem dourados.
Já assados, abafar os pães com um pano limpo e um plástico por alguns minutos para depois desenformá-los, essa técnica proporciona maciez aos pães.

Dicas:
Fazer um sanduíche saudável, comer com uma geleia, pasta de gergelim, ou fazer um misto quente, torradas. Bom apetite.

Receba ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar! Assine minha news e ganhe de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

2 comentários:

  1. Oi Lydiane,
    Adorei este espaço! Muito motivador para minha dieta!
    Abs,

    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luciana. Motivar, esse é o objetivo do site. Bjo :)

      Excluir

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.