Confirmado! Panelas de ferro, antigas aliadas no combate à anemia!


Com certeza você já ouviu sua mãe, tia ou avó dizendo que a panela de ferro ajuda no combate a anemia. Mas o que realmente a ciência descobriu? Realmente isso é verdade ou será mais um mito popular?

Bom, a nutricionista Késia Quintaes investigou sobre a associação do uso de panelas de ferro na prevenção de anemia ferropriva através da biodisponibilidade do ferro liberado pelo material durante o cozimento dos alimentos.
Em seu estudo foi verificado que as panelas de ferro fundido liberam quantidades expressivas de ferro (Fe), sendo que o ácido acético se mostrou consideravelmente mais ativo na extração, do que o ácido láctico. Enquanto a liberação de Fe variou entre 50 e 400mg/L no ácido láctico, a extração foi cinco vezes superior na solução de ácido acético. O que significa que o pH (acidez) dos alimentos favorece a migração do Fe de panelas de ferro para o alimento, apresentando um acréscimo maior de Fe do que alimentos menos ácidos. Um molho de tomate, por exemplo, quando preparado em uma panela de ferro favorece cinco vezes mais a migração desse mineral , do que um feijão preparado na mesma panela de ferro, devido à própria natureza ácida do molho de tomate.

Vários estudos mostram que, tanto o teor de água como o tempo de cocção dos alimentos exercem influência direta no aumento de ferro agregado ao alimento, tanto no conteúdo como na biodisponibilidade do ferro não-heme. Entretanto o pH e o tempo de cocção são fatores de maior peso quando comparados com a umidade da preparação. Foi verificado também que apenas nas três primeiras vezes de uso a quantidade de ferro liberada pela panela nova é inferior a de uma já bastante usada.

A quantidade de ferro migrante dos utensílios de ferro é bastante superior à dos utensílios de ferro antiaderentes. Seus resultados indicaram a ocorrência de um aumento de 46 a 51% no ferro biodisponível do alimento, quando utensílios de ferro são usados na elaboração culinária.

O problema mundial da deficiência de ferro tem como causa principal a ingestão inadequada e a baixa biodisponibilidade encontrada no ferro dos alimentos, contudo, os utensílios culinários de ferro podem ser considerados como uma solução alternativa para a prevenção e tratamento da anemia, segundo os vários estudos publicados sobre migração deste mineral dos utensílios para os alimentos.

Pesquisas apontam diretamente para o saber popular: a utilização diária de panelas de ferro no preparo e cocção dos alimentos contribui para o tratamento e prevenção da anemia ferropriva. Estes utensílios são bastante duráveis e permanecem sempre liberando o ferro para os alimentos, sendo que quanto mais ácido for o pH do alimento maior será a migração de ferro do utensílio.

Mas atenção, “Acima de 40 mg por dia o Ferro pode irritar o sistema gastrointestinal e provocar diarreia ou vômitos”, diz Késia. Por isso, use com moderação. Não todos os dias, especialmente para crianças. Escolha um alimento, feijão, por exemplo,  e tempere-o na panela de ferro para consumo em 2 dias da semana.

Referência:
QUINTAES, K. D et al. Migração de minerais de panelas de aço inoxidável, ferro fundido e pedra-sabão (esteatito) para simulantes de alimentos. Rev. Ciência e Tecnologia de alimentos, Campinas, v. 24, n. 3, p. 397-402, jul. /set. 2004.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.