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Deixar de comer carne de uma vez ou aos poucos?

Oi queridos, essa semana no Instagram, pedi para que vocês escrevessem suas dúvidas em relação a nutrição funcional e alimentação vegetariana. Caso você tenha questionamentos sobre esse assunto, não hesite em perguntar, utilize o espaço dos comentários abaixo, que irei respondê-lo nos próximos artigos. Combinado?

A @amanda.onm fez a seguinte pergunta: 'Estou tentando voltar a ser vegetariana. Fui por 6 anos mas não fazia as substituições como deveria. Você indica deixar as carnes aos poucos ou de uma vez só?'

Independente se a pessoa come carne ou não, para obtermos de modo eficaz os nutrientes necessários, precisamos combinar os alimentos nas refeições. Sobre isso, já comentei aqui no blog, sugiro que leia: O que o vegetariano tem que comer? Mas não fique só com isso! O auxílio de um nutricionista é fundamental nesse processo, a fim de que você faça a transição de modo equilibrado, saudável, sem prejuízos à saúde. Tudo bem?

Cada indivíduo tem o seu tempo. Existem crianças que começam andar aos dez meses, outras depois que completam um ano; jovens ingressam na faculdade aos dezesseis anos outros somente depois dos vinte; pacientes abandonam facilmente o refrigerante no início do tratamento, outros após um ano de reeducação alimentar... E assim seguimos nossa vida. 

Em casa meu papai e eu abandonamos as carnes de uma só vez, já mamãe e meu irmão foi aos poucos e minha cunhada ainda come peixe. O importante é que as mudanças aconteçam, que evoluamos e tornemos indivíduos melhores. Uma coisa é certa: quanto mais rápido melhorarmos nosso estilo de vida, mais depressa desfrutaremos dos benefícios que essa atitude nos proporciona.

Portanto, pense e reflita sobre os motivos que o faz querer deixar de comer carne:
Quem é o maior beneficiado por essa atitude? 
Quão impactante essa decisão é para os animais, o planeta e você?

Indivíduos que tem como base da alimentação carnes, e se alimentam de poucos vegetais, cereais, leguminosas e oleaginosas, quando eliminam a carne do cardápio, tem maior propensão a deficiências nutricionais, ganho de massa gorda e perda de massa magra. Pois nesse caso, eles não tornam super comedores de vegetais da noite para o dia e  acabam comendo mais carboidratos.

Nesse caso, é interessante inserir mais proteínas de origem vegetal nas suas refeições e reduzir as de origem animal. Por isso, a sacada é aumentar a porção de feijão e diminuir a de carne. É muito comum as pessoas terem preferência pelas carnes, do que os feijões. Por vezes no consultório, pacientes me falam que não fazem questão de refogar feijão carioca no almoço e jantar, quando já têm um bife ou carne de panela. Mire nas leguminosas! Isso fará uma diferença e tanto!

Ainda é possível fazer mais, veja, se você for preparar almôndegas, hambúrguer ou quibe, adicione um punhado de feijão vermelho, grão de bico e lentilhas à mistura da carne. Além de diminuir na quantidade de carne você estará adaptando seu paladar ao sabor. Vai preparar uma refeição mexicana? Prepare seus tacos usando lentilhas a bolonhesa no lugar da carne. Captou as ideias?

Eliminar carnes vermelhas, brancas e por fim adotar uma alimentação vegetariana é válido também. Mas sobre isso, é importante que se faça um plano, por exemplo, durante 6 meses abandone carne vermelha, no próximo semestre elimine as brancas.... No fim de cada período visite seu nutricionista, refaça avaliação nutricional, física e bioquímica. Garanto que vai ser só sucesso e a transição não vai ser penosa, mas uma aventura.

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Tomate Recheados

Oiii, #vapracozinha preparar essa receita, que combina muito bem no almoço ou jantar.

Ingredientes:
8 tomates grandes
800g de tofu firme
Manjericão e orégano secos a gosto
Sal marinho
Azeite

Como fazer?
Higienize os tomate e remova a tampa do tomate. Atenção! Para fazer esse procedimento, mantenha o 'olho' do tomate para baixo, e então tire a tampa do lado oposto. Desse modo o tomate vai parar em pé no refratário. Combinado?

Em seguida retire as sementes e reserve os tomates. As sementes você pode descartá-las ou aproveitá-las (bater no liqui com temperos, coar, levar ao fogo em uma panela... depois de pronto usar em uma macarronada, pizza)

Em um recipiente, esfarele o tofú com um garfo. Misture os temperos, sal. Recheio o tomate e leve ao forno por 10 minutos. Decore com folhas de manjericão fresco.

Sirva em seguida. 

Essa receita é rápida, prática e muito saborosa.

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Avaliação física é primordial

Oie! Qual foi a última vez que você fez uma avaliação física para mensurar a porcentagem de gordura corporal?

Avaliação Física é primordial para mensurar resultados atingidos por meio de treinos e alimentação!!

O Índice de Massa Corporal (IMC) é importante, porém para chegar a um resultado mais convincente com o estado real do avaliado se faz necessário à utilização de técnicas mais criteriosas

Portanto, é de extrema importância a Avaliação Física por meio da Antropometria. É através das medidas dos perímetros corporais, dobras cutâneas, peso e altura, que se verifica a existência de assimetrias importantes, proporcionalidade corporal, percentual de gordura, massa magra óssea, dentre outras.


P. S 1: Sempre que procurar um nutricionista, antes de decidir marcar a consulta pergunte como funciona o atendimento, é feito antropometria ou somente é verificado o peso e altura? 
P.S 2: Para a Elaboração de um Planejamento Alimentar Personalizado se faz necessário uma Avaliação Física autêntica do paciente.
P. S 3: Para facilitar a avaliação durante a consulta vista uma roupa leve e confortável.


Identifique seu potencial, visualize seus resultados e surpreenda-se!



Aposte na sua melhor versão! Ligue na Clínica Brasil (62) 3545-4000 e agende agora sua consulta nutricional. 

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Anamnese Nutricional Detalhada

A partir da conversa que temos durante a consulta, é investigado sintomas ligados a deficiências nutricionais, intolerâncias, alergias, dentre outros problemas de saúde que prejudicam sua qualidade de vida e dificultam o emagrecimento. 


A maioria dos meus pacientes tem por objetivo emagrecimento e definição muscular, no entanto, durante a consulta descobrimos que é preciso ir além, a fim de atingirmos não só nosso peso e silhueta desejados, mas também eliminarmos aquela enxaqueca irritante, TMP intensa, desequilíbrios intestinais, insônia, flatulências... dentre outros sintomas indesejáveis.

É investigado sua rotina, seu histórico de saúde, bem como de seus familiares, com o intuito de propor um plano alimentar que contribua para prevenir e tratar doenças. 

Afinal sua alimentação  e estilo de vida de hoje define o seu amanhã!

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Super Alimentos - Lentilha

A lentilha é mais consumida durante a ceia de ano novo. Os supersticiosos dizem que consumi-la na virada do ano traz sorte e prosperidade. A crença diz que comer pelo menos uma colher do alimento oferece fartura e dinheiro para o ano seguinte. Mas independente da crença, você pode usar a lentilha em substituição do feijão durante todo o ano!

Seus grãos tem baixo valor calórico, mas é rico em ferro, triptofano, proteínas, folato, magnésio e fibras.

Cientistas tem observado que incluir lentilha regularmente na alimentação contribui na prevenção de doenças cardiovasculares, fortalecimento do sistema imunológico e proteção do sistema digestivo.

Vegetarianos que consomem com frequência esses grãos, tem baixa probabilidade de deficiência de ferro e proteína.

É possível encontrar dois tipos de lentilha, canadense e libanesa, nas prateleiras de mercados e empórios. A canadense é mais fácil de encontrar, já a libanesa, vermelhinha, costumo adquirir apenas em empórios específicos, principalmente os que apresentam comida árabe.

Você pode prepara-la refogada, como fazemos com o feijão carioca, mas atenção, ela cozinha mais fácil. Inclusive nem uso panela de pressão para cozinhá-la. Gosto muuito de fazer hambúrguer vegetal com ela, fica divino! Além de ser uma boa forma de variar o modo de preparo.


Dica da nutri:
(1) Faça o remolho das lentilhas antes de cozinha-las, para evitar que você sinta gases e flatulências. Combinado?

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